segunda-feira, 25 de maio de 2009

Relação do homem com os significados emocionais da música

A música, é um tipo de código estabelecido universalmente, e por esta razão, torna-se um aspecto social, que transforma-se ou integra-se de acordo com funções estabelecidas através da construção social (incluindo a cultura específica de cada comunidade), determinando assim, grande importância ou insignificância das diversas linguagens e culturas existentes. Os grupos que adotam os mesmos parâmetros de composição musical, traduzem-na em significados comuns. Porém, existe o fator pessoal de interpretação, que se relaciona ao momento, à vivência e, principalmente, ao aspecto emocional de cada indivíduo.
Todas as formas de arte favorecem um descarregamento de inseguranças, medos, paixões e tantos outros sentimentos indefiníveis e reprimidos por falta de espaço para a expressão, especialmente, através da música. A música revela a expressividade de quem a compõe, de quem a interpreta e de quem a ouve (por empatia e interação); para haver interação, não é necessário entender de música, nem saber ler, nem cantar, nem ter cultura geral, basta ouvir.
Porém, para apreciar objetivamente a música, e melhor utilizá-la, é necessário conhecer os elementos que a definem. Quanto maior o conhecimento, maior o ganho

Nenhum comentário: