terça-feira, 26 de maio de 2009
Métodos usados em meu trabalho
Correntes da educação e sua dinâmica baseados na música e ritmo
Émile Jacques Dalcroze (1865-1950)
Dalcroze, austríaco, professor de música, arte dramática e compositor; percebeu em seus alunos de conservatório a dificuldade em coordenar a informação e execução da música, então formulou o modo e técnica de ensino, propôs a iniciação auditiva e rítmica (que compreende basicamente sistemas musculares), estipulando o corpo como instrumento primordial para a assimilação da música em questão. A partir destas observações e experiências, criou a "rítmica", um método de educação global que baseia-se no ritmo musical, vivido corpórea e sensorial pelo indivíduo; este sistema visa desenvolver e harmonizar as funções motrizes e regularizar as funções corporais no tempo e no espaço. A partir disso, desenvolveu o método de coordenação musical com movimentos corporais, a "eurritmia".
Os objetivos gerais e específicos do método desenvolvido por Dalcroze seriam: educação das capacidades perceptivas e expressivas do ser humano;harmonização do indivíduo consigo mesmo e com seus impulsos naturais; integração de cada um ao seu ambiente social; possibilitar a criação de uma consciência rítmica; intensificar a audição e harmonização interiores; e desenvolver o perfeito equilíbrio entre os centros nervosos e o dinamismo corporal.
Para a elaboração do método, são utilizados alguns exercícios, sendo eles:
Exercícios preliminares:
Andar com música, procurando reproduzir as frases musicais, seus acentos, seus diminuendos e crescendos, suas variações de dinâmica;
Em um segundo momento, após vivenciar os elementos musicais, o aluno passa a utilizar o espaço, gestos improvisados ou convencionais;
A prática de marcar o compasso com as mãos, enquanto os pés executam outros movimentos, desenvolvendo a coordenação rítmico-motora;
A aprendizagem do canto ou o uso da voz como fator de desenvolvimento da atividade respiratória e muscular.
Exercícios posteriores:
Práticas de exercícios que desenvolvam a flexibilidade, a plasticidade, a energia, a leveza, corrigindo possíveis anomalias respiratórias, musculares ou posturais inadequadas;
Exercícios em grupos que possibilitem a capacidade da expressão criadora;
Domínio temporal e espacial do movimento, execução de exercícios no espaço;
Domínio rítmico-musical por meio de práticas que levam ao conhecimento da notação dos ritmos, sua leitura, construção, favorecendo, ainda, o desempenho dos movimentos.
Carl Off (1895-1982)
Compositor alemão (obra: Carmina Burana), que percebeu desde sua infância o seu jeito e sensibilidade, favorecida devido ao local e cultura a qual era descendente, para os contos de fadas, mitos e teatro de bonecos. Deu grande importância aos elementos rítmicos, sempre através do piano e instrumentos de percussão.
Acreditava que da mesma forma que a criança pode falar antes de saber escrever, havia um potencial em aprender a música antes de saber sua teoria. Baseou-se também no método de Dalcroze em relação às expressões corporais necessárias ao aprendizado, que acabou sendo aplicada à Educação Física, por ter sido professor desta cadeira em uma escola, através da ginástica e dança moderna.
Sua abordagem educacional: fala, ritmo e movimento. Estes aspectos representam seu tripé educacional, que deve partir de experiências simples que permitem a introdução teórica da música, ou seja, dizia que para entender o que é ritmo, primeiro deve-se experimentá-lo através do andar, saltar, correr, trotar, etc, e as fórmulas rítmicas vivenciadas são reproduzidas através de palmas, golpeando o chão com o pé, no peito ou em qualquer parte do corpo.
Suas orquestras de instrumentos complementares utilizados na educação musical, partia do próprio uso do corpo como elemento sonoro e musical, instrumentos de percussão, sinetas, xilofones, metalafones, tambores, tímpanos, pratos e triângulos. Cada instrumento proporcionava um tipo de som, timbres variados e melódicos, sempre sendo fáceis de tocar e muito bem explorados por cada aluno.
Outros métodos:
Método de influência verbal
No método de influência verbal, leva-se em conta as experiências pessoais do técnico, que são transpassados através de explicação, conversa, comando, indicação corretiva, análise verbal, avaliação entre outros aspectos discutidos.
Métodos de influência demonstrativa
Divide-se em três grupos principais:
1 - Demonstrativos visuais: apresentação da ação motora (limitação), demonstração de materiais didáticos ( através de vídeos, cartazes ou fotos possibilita ao indivíduo a percepção do meio como forma de soluções motoras) e orientação visual (ajuda a executar corretamente o movimento no espaço e no tempo com pontos visuais de referência).
2 - Demonstrativos auditivos: utilização de pontos sonoros de referência, proporcionando a assimilação do ritmo e ações motoras, sempre com acompanhamento musical.
3 - Demonstrativos motores: visam a organização da percepção pelo indivíduo das sensações vindas do aparelho motor, sempre com demonstrações do movimento perfeito comparado com o imperfeito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário